Objetivos Gerais
Qualificiar os educadores dos sistemas público e privado de ensino para que possam lidar de maneira p´ratica, objetiva e motivadora com os desafios do processo ensino-aprendizagem sob o paradigma atual, destacando as novas orientações curriculares do ensino que focam no aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado.
Objetivos Específicos
Proporcionar vivências, dinâmicas e tarefas, de forma prátic, através da discussão e elaboração de atividades sobre as diversas disciplinas cursadas no ensino fundamental e médio;
Viabilizar conteúdos interligados entre diferentes matérias com projetos, instigando os alunos a realmente interagir com o conteúdo de forma mais motivadora e envolvente em busca de resultados mais significativos;
Favorecer o desenvolvimento de um trabalho pedagógico capaz de viabilizar diferentes metodologias adequadas para contemplar as exigências, tornando-os cidadãos críticos e preparados para a vida.
Público Alvo
Professores das escolas públicas e privadas com ensino fundamental e médio, além de coordenadores pedagógicos e demais interessados no campo da educação.
Matriz Curricular
Novas tecnologias na educação pós-moderna I
Novas tecnologias na educação pós-moderna II
Aulas contextualizada: teoria e prática - (Esp. Carla Limeira)
A natureza física e psicológica do trabalho docente - (MSc. Célia Resende)
Metodologia da pesquisa científica - (MSc. Sônia Azevedo)
Habilidades e competências do professor pós-moderno - (Dr. Artur Martinez)
Seminário Interdiciplinar I: Mostra de estudos e práticas docentes
Autonomia do aprendiz - (Msc. Camila Andrade)
Planejamento Estratégico: plano de aula X resultados de aprendizagem (Esp. Allessandra Elisabeth dos Santos)
Metodologias e procedimentos pedagógicos - (ME. Thiago Cavalcante Lima)
Técnicas motivacionais de ensino - Me. Vinicius Nejaim
Gerenciamento de turmas adversas e educação inclusiva - (Esp. Flora Michelle Lima Teixeira Machado)
Pluralismo cultural nos processos educacionais - (Msc. Gildete Cecília Neri Santos)
Seminário Interdiciplinar II: Mostra de estudos e práticas docentes
Trabalho de conclusão I
Trabalho de conclusão II
Carga Horária: 400 horas
Gestor: Carla Limeira
E-mail: carla.limeira@piodecimo.edu.br
Aulas: presenciais
Encontros: 1 encontro mensal ("Novas Tecnologias na Educação Pós-Moderna" será ministrada em dois finais de semana)
Valor do curso: 16 parcelas de R$ 250,00