OBJETIVOS
• Habilitar profissionais para atuar na coordenação e gestão dos processos pedagógicos em espaços escolares e não escolares;
• Qualificar educadores para o assessoramento à equipe diretiva das Escolas, especialmente em questões de planejamento, avaliação e acompanhamento das práticas educativas;
• Fornecer referencial metodológico para o desempenho da Coordenação Pedagógica de professores em suas atividades docentes.
PÚBLICO-ALVO:
• Pedagogos e professores das diversas áreas interessados no exercício da Coordenação Pedagógica em Escolas e/ou instituição educacional.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 360 HORAS/AULA EM 14 MÓDULOS
MATRIZ CURRICULAR
- Ética, cidadania e comportamento de risco na contemporaneidade
- Novas Tecnologias da Educação
- Fundamentos Sócio-históricos e Políticos da Educação
- Coordenação Pedagógica I: concepções e funções
- Metodologia Científica e da Pesquisa
- Formação de Professores e Práticas Docentes
- Psicologia da Educação
- Educação Inclusiva
- Gestão da Educação e da Coordenação Pedagógica
- Organização de Currículo Escolar
- Políticas Públicas e Legislação Educacional
- Inter-relações Pessoais e Sociais
- Gestão de Recursos Escolares
- Planejamento e Projeto Político Pedagógico
- Coordenação Pedagógica II: da teoria à prática
- Pesquisa e Construção do Projeto de Intervenção pedagógica na Escola I
- Pesquisa e Construção do Projeto de Intervenção pedagógica na Escola II
- Projeto de Intervenção pedagógica na Escola I
- Projeto de Intervenção pedagógica na Escola II