Objetivo Geral
Fundamentar e ampliar a atuação dos psicólogos, pedagogos e profissionais afins na área da Psicologia Escolar para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e de relações interpessoais na escola, objetivando auxiliá-los na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamentoe tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola enquanto instituição.
Objetivo Específico
Proporcionar um conhecimento teórico da concepção de psicologia escolar e as diferentes influênciascno desenvolvimento das questões consequentes à realçao aluno, escola e família e demais integrantes da escola enquanto instituição.
Público Alvo
Psicólogos, pedagogose profissionais de formação afim.
Matriz Curricular
Historia da Psicologia Escolar: Perspectiva Nacional e Internacional
Psicologia Escolar: Tendências Atuais e seus Desafios
Escola, suas funções sociais: da reprodução à reconstrução crítica
Principais Abordagens Teóricas do Desenvolviemento e da Aprendizagem e suas Contribuições no processo educacional
Fundamentos básicos da psicologia e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem
Ensino e estrategias de aprendizagem
Compromisso ético, político e social da prática do psicólogo nas escolas e centros de referência
A produção do fracasso escolar: uma análise crítica
Convivência, conflitos e interações sociais no ambiente Escolar
Escola, família e comunidade
Psicológia escolar e temas transversais
Metodologia e pesquisa aplicada à educação
Plano de ação educacional
O brincar e o lúcido no processo ensino-aprendizagem
Educação inclusiva
Dinâmica de grupo e relações humanas
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso II
Gestor: Luiz Ricardo Santana
Contato: 9 9988-0081
E-mail: l.sa68@hotmail.com
Aulas: Presencias
Encontros: 1 encontro mensal
Carga Horária: 360
Valor do curso: 18 parcelas de R$280,00