APRESENTAÇÃO DO CURSO
A Faculdade Pio Décimo, inaugura um Novo Curso de Especialização Latu Sensu em parceria com professores pesquisadores de Portugal e do Brasil, profissionais experientes e nomes consagrados, vinculados as áreas da Educação e da Saúde, que sentiram em algum momento dos seus percursos, necessidade de avaliar ou intervir nas problemáticas relacionadas a aprendizagem. Por considerar que existe uma lacuna neste sentido, o presente curso vem contribuir para que a avaliação nas áreas da aprendizagem seja feita por profissionais competentes de forma coerente à luz da neurociência.
Trata-se de um curso inovador no campo da Avaliação e da Intervenção, contemplando conhecimentos, experiências e práticas relativas às Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem e do Desenvolvimento, com foco nas áreas da Dislexia, Discalculia, Disgrafia e Autismo.
Este Curso terá como Coordenador/Gestor Prof. Dr. Rafael Silva Pereira, de Portugal e Coordenação Geral de Pós Graduação da Faculdade Pio X .
OBJETIVOS
· Avaliar os pré-requisitos para a Leitura e Escrita;
· Avaliar alunos com dificuldades de Aprendizagem na Leitura, Escrita, Matemática;
· Identificar os critérios específicos para o diagnóstico da Dislexia, Discalculia e Disgrafia através dos sinais de alerta e das suas principais manifestações;
· Utilizar instrumentos de avaliação e os métodos e estratégias de intervenção adequados para identificar e intervir;
· Identificar os critérios específicos para o diagnóstico dos transtornos globais de desenvolvimento.
COMPETÊNCIAS
· Saber identificar crianças disléxicas e com dificuldades de aprendizagem;
· Usar instrumentos de avaliação psicopedagógica na dislexia e nas dificuldades de aprendizagem;
· Utilizar métodos e técnicas de intervenção diversificados na dislexia, nas dificuldades de aprendizagem e nos transtornos globais de desenvolvimento.
PÚBLICO-ALVO:
Psicopedagogos, Psicólogos, Educadores de Infância, Docentes de Educação Especial, Professores, Fonoaudiólogos e Profissionais da Educação e Saúde cuja formação nesta temática possa proporcionar um melhor desempenho.
CARGA HORÁRIA: O curso será desenvolvido em 28 módulos, com uma carga horária total de 600 horas.
MATRIZ CURRICULAR:
1. Neuroanatomia da Aprendizagem nos Estágios de Desenvolvimento da Criança
2. Neuropsicopedagogia da Dislexia
3. Desenvolvimento Psicológico e Social da Criança
4. Avaliação e Intervenção Emocional e Cognitiva em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
5. Intervenção e Mediação Emocional Familiar
6. Processamento Visual e Dificuldades de Aprendizagem
7. Inclusão e Legislação em Necessidades Educativas Especiais
8. Psicomotricidade e Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção
9. Avaliação e Intervenção em Consciência Fonológica
10. Aquisição e Integração dos Processos de Leitura e Escrita
11. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
12. Processamento Auditivo Central e Dificuldades de Aprendizagem
13. Memória, percepção, sensação e Funções Executivas e Transtornos de Aprendizagem
14. Metodologias e Estratégias para o ensino e desenvolvimento formal da Leitura e da Escrita
15. Transtornos da Cognição – Avaliação e Intervenção
16. Avaliação e Intervenção em Disortografia e Disgrafia
17. Estudo de Casos e construção de relatórios em Transtornos de Aprendizagem
18. Enquadramento Psicopedagógico em Discalculia
19. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção em Dislexia
20. Avaliação, Diagnóstico, Intervenção em Déficit de Atenção e Hiperatividade
21. Enquadramento dos Transtornos de Aprendizagem
22. Avaliação e Intervenção em Discalculia
23. Diagnóstico, Avaliação e Intervenção nos Transtornos Globais e Autismo
24. Estágio Institucional
25. Estágio Clínico I
26. Estágio Clínico II
27. Seminário de orientação de TCC