GERAL:
Proporcionar ao profissional da área de educação o conhecimento da influência neurológica no comportamento do indivíduo, capacitando-o trabalhar as bases neurológicas, entendidas não apenas como o desenvolvimento anátomo-fisiológico, mas especialmente a compreensão do funcionamento do Sistema Nervoso, divididas em suas unidades Funcionais.
ESPECÍFICOS:
1. Comprender a correlação entre cognição, comportamento, personalidade e funcionamento cerebral;
2. Possibilitar o profissional aprofundar as relações existentes entre aspectos fisiológicos, psicológicos e os sócio-culturais, a fim de vislumbrar as possibilidades de intervenção pedagógica.
3. Capacitar profissionais para a temática da inclusão de Pessoas/ Alunos com Necessidades Educativas Específicas/ Especiais. Conhecendo os instrumentos necessários para o diagnóstico e intervenção/reabilitação.
O curso é destinado a Psicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Orientadores Educacionais – Educação Inclusiva e Especial, Terapeutas Ocupacionais, e demais interessados no estudo do comportamento e da cognição humana.
444 horas/aula, distribuídas em 18 módulos.
OBS: Todas as disciplinas com 24h e os seminários com 30h.
1. Introdução à Neuropsicopedagogia;
2. Introdução a Neurociências cognitiva: Neuroanatomofisiologia;
3. Neuropsicologia do Desenvolvimento Humano: Aspectos Inatos e Adquiridos no meio Social;
4. Neuropsicopatologias e a neurociências aplicadas à educação – Transtornos e Síndromes;
5. Teoria e Psicologia da Aprendizagem e Memória;
6. Modalidades da atenção e consciência;
7. Funções visuoconstrutivas e destreza motora;
8. Funções executivas e comportamento adaptativo;
9. Psicomotricidade;
10. Fundamentos da Neuropsicofarmacologia;
11. Avaliação Neuropsicopedagógica;
12. Metodologia da Pesquisa;
13. Intervenções Terapêuticas: Autista, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral.
14. Educação Inclusiva
15. Didática e Metodologia do ensino Superior;
16. Ética Profissional;
17. Seminário de TCC I;
18. Seminário de TCC II.