Engenharias

  • Compartilhe

FONTES ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS DE ENERGIA

Importância e foco do curso:
 
É indiscutível a dependencia do ser humano com relação a energia elétrica. Seja ela no trabalho ou em nossas atividades de lazer, quase sempre estamos utilizandoda energia elétrica.
Segundo o relatório de projeção da demanda de energia elétrica para os próximos dez anos (2016-2025) da Pesquisa energética (EPE), vinculada ao Ministério das Minas e Energia, a taxa de crecimento anual da demanda de energia elétrica no Brasil será de 3,8%.
 
A questão é: como atender essa taxa de crescimento a um custo acessível, sem corrermos o risco de racionamento de energia e ao mesmo tempo impactarmos o menos possível o nosso meio ambiente?
 
É nesse contexto que vem se observando o crescimento do uso das fontes alternativas e renóvaveis de energia no Brasil. O mesmo relatório da EPE, aponta uma tyaxa de crescimento anuald autoprodução da enérgia eletrica (geração de energia feita pelo próprio consumidor junto às suas unidades de consumo) até o ano de 2025 de 5,5% em média.
 
Alguns tipos de fontes renóvaveis têm atingido taxas de crescimento elevadíssima em nossa região, é o caso da energia fotovoltaica, onde o número de projetosfotovolticos aproivados para atender novas unidades consumidoras através da geração distribuída no âmbito da Energisa Sergipe cresceu em 2017 aproxidamente 500% quando comparado com o ano de 2016. Então temos um mercado super aquecido e demandado um novo contingente de profissionais que deveream estar preparados para atender a essa necessidade da melhor forma possível.
 
 
Área de conhecimento do curso:
 
Engenharia
 
Modalidade de oferta:
 
Presencial
 
Local de oferta:
 
Campus Jabotiana
 
Encontros:
 
1 encontro mensal
 
Gestor e contato:
 
Antônio Geral Nunes
romulo@piodecimo.edu.br
 
Objetivo geral do curso:
 
Capacitar profissionais especialistas qualificados na área de fontes alternativas e renováveis  de energia, preparando-os papa o entendimento e aplicações de tecnologias relacionadas com a referida área, de forma a tomar o setor produtivo mais competitivo e mais sustentável.
 
Objetivos específicos do curso:
 
1. Difundir novas tecnologias visando o aumento da geração de energia, observando a eficiência e as questões ambientais e financeiras;
2. Capacitar de forma multidiciplinar, tanto do ponto de vista teórico como prático, profissionais para atuar no desenvolvimento de soluções para geração de energias;
3. Atender às necessidades de qualificação, requalificação e aperfeiçoamento, de profisionais de nível superior que já atuam no mercado regional de geração de energia;
4. Atender à demanda por mão-de-obra comalta qualificação profissional, exigida pela evolução tecnológica atual;
5. Preparar o profissional para ter uma visão sistêmica do processo de geração de energia;
6. Formar profissionais capazes de projetar, adaptar, especificar, implementar e avaliar alternativas de geração de energia, utilizando os mais recentes avanços tecnológicos na área.
 
Público alvo do curso:
 
O curso se destina a profissionais com graduação plena, em especial às engenharias, que tenham interesse na área de energias renováveis.
 
Matriz curricular do curso:
 
Metodologia científica e da pesquisa - 20h
Hidroeletricidade - 20h
Geração distríbuida - 20h
Avaliação ambiental na geração de energia elétrica - 20h
Empreendedorismo - 20h
Biomasssa, biodigestores e biogágestores e biogás - 20h
Gás Natural - 20h
Seminário de pesquisa I -30h
Usinas Termelétricas e cogeração - 20h
Eficiência Energética - 20h
Variáveis Climáticas e as Fontes Renóvaveis de Energia - 20h
Energia Eólica - 20h
Tópicos Especiais - Tecnologiasna construção de módulos fotovoltaicos- 20h
Energia Solar - aquecimento e fotovoltaica off grid - 20h
Energia solar - Fotovoltaica on grid- 30h
Análises de viabilidade das fontes de energia - 20h
Projeto aplicado de fontes alternativas e renováveis de energia - 30h
Seminário de pesquisa II - 30h
 
Carga horária total do curso: 400h
 
Valor da mensalidade do curso:
 
18 x de R$450,00
 
OBS: Possiblidades de descontos: 10% para alunos egressos ou do interior e 20% CREA_SE (servidores, profissionais registrados com anuidade em dia e seus dependentes)