Linguagens, Artes e Humanidades

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Educação Inclusiva e Libras

OBJETIVO GERAL

Promover uma reflexão crítica  sobre o papel do educador frente aos desafios contemporâneos, compreendendo que o princípio democrático da inclusão somente se tornará real se for implementado através de um ensino comprometido com os novos paradigmas da sociedade contribuindo para a geração de conhecimentos necessários à formação de pessoal qualificado para o ensino de LIBRAS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Implantar uma proposta pedagógica de estudos em nível de  especialização, direcionada  aos profissionais envolvidos com a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, fundamentada nos pressupostos legais pertinentes;
• Especializar profissionais de diferentes áreas de conhecimentos, mediante o aprofundamento e articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva da forma de comunicação e expressão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, com ênfase no ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
• Refletir sobre a questão da inclusão e das oportunidades  dirigidas a pessoa com necessidades especiais, tendo como estratégia a premissa de que todos têm direito nas suas diferenças, e que às pessoas surdas ou com deficiência auditiva têm,  ainda,  o pleno direito ao exercício da cidadania.

PÚBLICO-ALVO:

O Curso se destina para Professores e demais Profissionais formados em cursos de graduação que desejam aprofundar seus conhecimentos em educação especial, através de uma especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

MATRIZ CURRICULAR:

1. Seminário de Estudos e Práticas Interdisciplinares: Políticas de Saúde e Educação Inclusiva
2. Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes auditivos
3. Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes visuais
4. Metodologia da Pesquisa Cientifica
5. Didática e Inclusão
6. Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes mentais
7. Libras I – Fundamentos e Metodologia
8. Libras II – Laboratório de Práticas do Ensino
9. Libras III – Laboratório de Prática do Ensino
10. Legislação e Políticas públicas em educação inclusiva
11. Relação de gêneros e sexualidade de pessoas com deficiência
12. Currículo por Competência - Planejamento e Avaliação na educação inclusiva
13. Tecnologia Assistiva
14. Ética e  Bioética em Saúde
15. Projetos de Pesquisa e Intervenção
16. Seminário de Pesquisa I
17. Seminário de Pesquisa II (Orientação do TCC)
TOTAL DE CARGA HORÁRIA – 400 HORAS EM 17 MÓDULOS MENSAIS.