Ciências Sociais e Aplicadas

  • Compartilhe

PSICOLOGIA ESCOLAR

OBJETIVOS

 

GERAL:

·         Fundamentar e ampliar a atuação dos psicólogos, pedagogos e profissionais afins na área da Psicologia Escolar para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e de relações interpessoais na escola, objetivando auxiliá-los na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento e tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola enquanto instituição.

 

ESPECÍFICOS

 

  • Proporcionar um conhecimento teórico  da concepção de Psicologia Escolar e as diferentes influências no desenvolvimento das questões consequentes à relação aluno, escola e família família e demais integrantes da escola enquanto instituição.

 

 

·         Promover as habilidades e o raciocínio científico da Psicologia Escolar dentro da escola enquanto um espaço de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar e institucional.

 

PÚBLICO-ALVO:

 

Psicólogos, pedagogos e profissionais de formação afim.

 

CARGA HORÁRIA: O curso será desenvolvido em 18 módulos, com uma carga horária total de 400 horas.

 

MATRIZ CURRICULAR:

 

·         HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR: PERSPECTIVA NACIONAL E INTERNACIONAL

·         PSICOLOGIA ESCOLAR: TENDÊNCIAS ATUAIS E SEUS DESAFIOS

·         ESCOLA, SUAS FUNÇÕES SOCIAIS: DA REPRODUÇÃO À RECONSTRUÇÃO CRÍTICA

 

·         PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO EDDUCACIONAL

·         FUNDAMENTOS BÁSICOS DA PSICOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

·         ENSINO E ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM

·         COMPROMISSO ÉTICO, POLÍCITO E SOCIAL DA PRÁTICA DO PSICOLOGO NAS ESCOLAS E CENTROS DE REFERÊNCIA

·         A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA

·         CONVIVÊNCIA, CONFLITOS E INTERAÇÕES SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

·         ESCOLA FAMÍLIA E COMUNIDADE

·         PSICOLOGIA ESCOLAR E TEMAS TRANVERSAIS

·         METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO

·         PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

·         O BRINCARE O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM

·         EDUCAÇÃO INCLUSIVA

·         DINÂMICA DE GRUPO E RELAÇÕES HUMANAS

·         TCC I

·         TCCI II