Ciências da Educação

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MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AO CARÁTER DE INTERV. PEDAGÓGICA

OBJETIVOS:

GERAL: Contribuir com a qualificação profissional dos sujeitos, através de  teoria, métodos e técnicas, que possibilitem a compreensão das  Medidas Socioeducativas e  a eficácia na  execução.
 
ESPECIFICOS: 
 
•    Aprofundar o conhecimento sobre políticas públicas de atendimento a criança e adolescentes, através dos marcos  normativos e jurídicos da socioeducação, em seu caráter de intervenção pedagógica..  
•    Discutir  as  necessidade da gestão proativa, a composição das equipes multidisciplinares, debatendo  sobre a estrutura social, a influência do processo socioeducação 
•    Conhecer os  distúrbios comportamentais,  as dificuldades  na  aprendizagem, face a influência   das  drogas; 
•    Identificar  o perfil   dos  privados  de  liberdade, e reconhece-los como  sujeitos  de direitos, 
 
PÚBLICO ALVO:
 
Pessoas graduadas nas diferentes especialidades; gestores, técnicos, educadores sociais, professores; operadores de Medidas  Socioeducativas Institucional e comunitária e  interessados. 
 
CARGA HORÁRIA: Acontecerá  em 18 módulos, com uma carga horária 448 horas. Mensalmente.
 

MATRIZ  CURRICULAR:  
 
1º- METODOLOGIA CIENTÍFICA E DA PESQUISA; 
2º- FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS E JURÍDICO DA POLÍTICA  DE ATENDIMENTO DE  CRIANÇAS  E  ADOLESCENTES;  
3º-LABORATÓRIO I: PROJETO  DE  INTERVENÇÃO  SOCIOEDUCATIVA.
4ª- SOCIOEDUCAÇÃO: DO CARÁTER PEDAGÓGICO A PEDAGOGIA DA PRESENÇA; 
5ª- PROATIVIDADE E GESTÃO: DO PROJETO  POLÍTICO  PEDAGÓGICO  A ROTINA INSTITUCIONAL;
 6º- PSICOGENÉTICA: DA INFÂNCIA AO PROTAGONISMO JUVENIL;  
7º-  SOCIOEDUCAÇÃO  E QUALIFICAÇÃO  PROFISSIONAL:  CAMPO E NÚCLEO; 
8º-SEMINÁRIO I: PRÁTICAS POSITIVAS NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO;  
9º- PROGRAMAS E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: INTERSETORIALIDADE DAS  POLÍTICAS SOCIAIS;  
10º- LABORATÓRIO II:  SUPERVISÃO DE PROJETOS  INTERVENTIVOS; 
11º - VIOLÊNCIA E SEGURANÇA E SUAS INTERFACES; 
 12º-CRIANÇA E ADOLESCENTE: DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CRIMINALIDADE;  
13º-  RELAÇÕES INTERPESSOAIS  E  MEDIAÇÃO DE CONFLITOS; 
14º- INCLUSÃO  SOCIAL   E    LINGUAGEM DE SINAIS/LIBRAS.  
 15º- MÉTODOS E TÉCNICAS DE ATENDIMENTO E SEUS   INSTRUMENTAIS; 
16º- ESCOLARIZAÇÃO, TRANSVERSALIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO;  
17º-TÉORIA E TÉCNICA PARA DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM GRUPO; 
18º-SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO. CONSTRUÇÃO DO TCC.