Educação e Inclusão

  • Compartilhe

ESTUDOS AVANÇADOS EM DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

APRESENTAÇÃO DO CURSO
 
A Faculdade Pio Décimo, inaugura um Novo Curso de Especialização Latu Sensu  em parceria com professores pesquisadores de Portugal e do Brasil, profissionais experientes e nomes consagrados, vinculados as áreas da Educação e da Saúde, que sentiram  em algum momento dos seus percursos, necessidade de avaliar ou intervir nas problemáticas relacionadas a aprendizagem. Por considerar que existe uma lacuna neste sentido, o presente curso vem contribuir para que a avaliação nas áreas da aprendizagem seja feita por profissionais competentes de forma coerente à luz da neurociência.
Trata-se de um curso inovador no campo da Avaliação e da Intervenção, contemplando conhecimentos, experiências e práticas relativas às Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem e do Desenvolvimento, com foco nas áreas da Dislexia, Discalculia, Disgrafia e Autismo.
Este Curso terá como Coordenador/Gestor Prof. Dr. Rafael Silva Pereira, de Portugal e Coordenação Geral de Pós Graduação da Faculdade Pio X .
OBJETIVOS

·         Avaliar os pré-requisitos para a Leitura e Escrita;

·         Avaliar alunos com dificuldades de Aprendizagem na Leitura, Escrita, Matemática;

·         Identificar os critérios específicos para o diagnóstico da Dislexia, Discalculia e Disgrafia através dos sinais de alerta e das suas principais manifestações;

·         Utilizar instrumentos de avaliação e os métodos e estratégias de intervenção adequados para identificar e intervir;

·         Identificar os critérios específicos para o diagnóstico dos transtornos globais de desenvolvimento.
COMPETÊNCIAS

·         Saber identificar crianças disléxicas e com dificuldades de aprendizagem;

·         Usar instrumentos de avaliação psicopedagógica na dislexia e nas dificuldades de aprendizagem;

·         Utilizar métodos e técnicas de intervenção diversificados na dislexia, nas dificuldades de aprendizagem e nos transtornos globais de desenvolvimento.
PÚBLICO-ALVO:
Psicopedagogos, Psicólogos, Educadores de Infância, Docentes de Educação Especial, Professores, Fonoaudiólogos e Profissionais da Educação e Saúde cuja formação nesta temática possa proporcionar um melhor desempenho.
 
CARGA HORÁRIA: O curso será desenvolvido em 28 módulos, com uma carga horária total de 600 horas.
 
MATRIZ CURRICULAR:

1.      Neuroanatomia da Aprendizagem nos Estágios de Desenvolvimento da Criança

2.      Neuropsicopedagogia da Dislexia

3.      Desenvolvimento Psicológico e Social da Criança

4.      Avaliação e Intervenção Emocional e Cognitiva em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem

5.      Intervenção e Mediação Emocional Familiar

6.      Processamento Visual e Dificuldades de Aprendizagem

7.      Inclusão e Legislação em Necessidades Educativas Especiais

8.      Psicomotricidade e Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção

9.      Avaliação e Intervenção em Consciência Fonológica

10.  Aquisição e Integração dos Processos de Leitura e Escrita

11.  Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

12.  Processamento Auditivo Central e Dificuldades de Aprendizagem

13.  Memória, percepção, sensação e Funções Executivas e Transtornos de Aprendizagem

14.  Metodologias e Estratégias para o ensino e desenvolvimento formal da Leitura e da Escrita

15.  Transtornos da Cognição – Avaliação e Intervenção

16.  Avaliação e Intervenção em Disortografia e Disgrafia

17.  Estudo de Casos e construção de relatórios em Transtornos de Aprendizagem

18.  Enquadramento Psicopedagógico em Discalculia

19.  Avaliação, Diagnóstico e Intervenção em Dislexia

20.  Avaliação, Diagnóstico, Intervenção em Déficit de Atenção e Hiperatividade

21.  Enquadramento dos Transtornos de Aprendizagem

22.  Avaliação e Intervenção em Discalculia

23.  Diagnóstico, Avaliação e Intervenção nos Transtornos Globais e Autismo

24.  Estágio Institucional

25.  25Estágio Clínico I

26.  Estágio Clínico II

27.  Seminário de orientação de TCC