Ciências da Educação

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METODOLOGIA DE ENSINO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

APRESENTAÇÃO

 

A compreensão sobre a educação vem mudando nos últimos anos. Incluem-se nesse novo entendimento palavras como: competências e habilidades. (KAWAMURA; HOSOUME, 2003) As novas avaliações federais como ENEM, Provinha Brasil, ENADE, possuem uma matriz de referência que apresenta, além de conteúdos, competências e habilidades que os estudantes devem adquirir para solucionar as questões propostas. Sendo assim, parte-se do pressuposto que para solucionar determinada situação-problema, o discente precisa ter determinadas competências e habilidades. Observa-se que um ensino baseado em competências e habilidades, não significa deixar de trabalhar os conteúdos relevantes. Perrenoud afirma que: ?uma abordagem por competências determina o lugar dos conhecimentos – eruditos ou não – na ação: eles constituem recursos, frequentemente determinantes, para identificar e resolver problemas, para preparar e para tomar decisões. Em síntese, ?as competências não se opõem aos saberes, mas ao acúmulo de informações e de pré-requisitos fragmentados como fim. (RICARDO, 2005, p.154). Para tanto esta proposta de Especialização foi pensada numa vertente mais pragmática do Ensino na Educação Básica.

 

OBJETIVOS:

 

•    Despertar e instrumentalizar docentes para o uso de estratégias didáticas desenvolvedoras das competências de ensino-aprendizagem e do pensamento crítico.
•    Formar profissionais especialistas da educação por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade da docência. 
•    Compreender a relação entre o planejamento, didática e avaliação numa perspectiva integradora e interdisciplinar, tendo como eixo o perfil profissional almejado pela sociedade.

 

PÚBLICO-ALVO:

 

Egressos e formandos dos cursos de Letras, Pedagogia e profissionais de áreas diversas, interessados em aprimorar os conhecimentos Metodologia, Didática e Ensino pro Competências e Habilidades.

 

CARGA HORÁRIA: O curso será realizado em 18 módulos, com um total de 400 horas, realizadas num final de semana por mês.

 

MATRIZ CURRICULAR:

 

1.    Pesquisa Escolar e Ensino na Educação Básica
2.    A transversalidade e os novos paradigmas da Educação
3.    A produção de texto: uma abordagem sociointeracionista 
4.    O pensamento crítico e as habilidades cognitivas
5.    O processo de Ensinagem aplicado à sala de aula
6.    Estratégias Didáticas. Competências e Habilidades
7.    Teorias da Aprendizagem
8.    Taxonomia dos Objetivos de Aprendizagem
9.    Planejamento, Ensino e Aprendizagem (competências argumentativas) 
10.    Avaliação por Competências (critérios e formas de avaliação)
11.    Oficina de Elaboração de Avaliação por competência
12.    Seminário de TCC
13.    Prática docente e os ambientes virtuais
14.    Interdisciplinaridade dos componentes Curriculares (Linguagens e Lógica Matemática)
15.    Oficina de Ambientes virtuais e Educação
16.    Seminário de TCC
17.    Autogestão e endomarketing
18.    TCC