Ciências Sociais e Aplicadas

  • Compartilhe

Psicologia Clínica: Ludoterapia

OBJETIVOS DO CURSO

 

• Refletir sobre as bases que deram sustentação à teoria centrada na pessoa;

• Compreender a evolução da Ludoterapia nas diversas teorias psicológicas; 

• Dotar os alunos com conhecimentos teórico-práticos para o exercício da Ludoterapia fundamentada na abordagem centrada na pessoa, como técnica de intervenção psicoterapêutica com crianças e adolescentes;

• Possibilitar ao aluno recursos teórico-práticos para atuação na clínica ludoterápica baseados nos preceitos propostos na abordagem centrada na pessoa;

• Compreender o modelo conceitual específico da Psicologia Rogeriana enquanto campo teórico. 

• Compreender a dinâmica clínica da teoria Rogeriana que se refere ao diagnóstico, processo e intervenção terapêutica em Ludoterapia; 

• Aprimorar o exercício ético da prática clínica e da postura centrada na pessoa através de atendimentos clínicos supervisionados e das experiências no âmbito da Ludoterapia.

 

PÚBLICO ALVO

 

Psicólogos e Psiquiatras. 

 

GRADE CURRICULAR

 

1. Grupo Teórico-Vivencial I 

2. Fundamentos Teórico-Práticos da Psicologia Humanista 

3. Fundamentos Teórico-Práticos da Psicoterapia – Abordagem Centrada na Pessoa I 

4. Fundamentos Teórico-Práticos da Psicoterapia – Abordagem Centrada na Pessoa II 

5. Desenvolvimento da Criança 

6. Grupo Teórico-Vivencial II 

7. Psicopatologia na Visão Humanista 

8. História e Evolução da Ludoterapia 

9. Princípios Éticos na Abordagem Centrada na Pessoa 

10. Princípios da Ludoterapia Centrada na Criança

11. Grupo Teórico-Vivencial III 

12. Ambiente e Elementos em Ludoterapia Centrada na Criança 

13. Abuso Sexual da Criança 

14. Criança e Família 

15. Psicodiagnóstico em Ludoterapia Centrada na Criança

16. Psicoterapia Infantil – Ludoterapia na Abordagem Centrada na Criança

17. Grupo Teórico-Vivencial IV

18. Supervisão Clínica em Ludoterapia Centrada na Criança I

19. Prática Clínica em Ludoterapia Centrada na Criança 

20. Supervisão Clínica em Ludoterapia Centrada na Criança II 

21. Laboratório de Produção Científica 

22. Laboratório de TCC 

23. Laboratório de Produção e Revisão do Texto Científico

24. Didática do Ensino Superior 

25. Grupo Teórico-Vivencial V

 

Carga horária: 630 – Duração/Tempo: 25 Módulos – 24 meses – (Já incluída a Prática Clínica)