Sociedade, Cultura e Humanidade

  • Compartilhe

Filosofia

OBJETIVOS:


Geral: Contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da filosofia, fornecendo aos docentes e futuros docentes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e organizar sua prática pedagógica.

Específicos:


a)     Apresentar e discutir conteúdos e práticas docentes para o ensino de Filosofia.
b)    Estabelecer um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas de Filosofia existentes nas Escolas secundárias.
c)     Fornecer métodos de abordagens de temas filosóficos no Ensino médio.
d)    Discutir as novas tecnologias na prática docente de Filosofia.

 

PÚBLICO-ALVO:

 

Graduados em curso de Filosofia reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e profissionais de áreas afins.

 

MATRIZ CURRICULAR:

 

1.    Metodologia da pesquisa científica

2.    Metodologia do Ensino de Filosofia

3.    Princípios e Abordagens da Filosofia Antiga

4.    Princípios e Abordagens de Filosofia Medieval

5.    Princípios e Abordagens de Filosofia Moderna

6.    Princípios e Abordagens de Filosofia Contemporânea

7.    Ética e sociedade

8.    Estudos de Filosofia e Política

9.    Filosofia e Educação

10.  A Filosofia no Ensino Médio e os Temas Transversais

11.  Filosofia e Ciências Humanas

12.  Novas Tecnologias  Aplicada ao Ensino

13.  Fundamentos Antropológicos e sociológicos

14.  Seminário Interdisciplinar

15.  Seminário de Pesquisa I

16.  Seminário de Pesquisa II

17.  Seminário de TCC

 

 

CARGA HORÁRIA: Total de 400 horas distribuídas em 17 módulos.