Ciências da Educação

  • Compartilhe

Alfabetização e Linguagem: Concepções e Práticas

OBJETIVOS

GERAL: 

• Oportunizar a realização de estudos e práticas visando o aprofundamento das concepções e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao domínio dos processos que envolvem o exercício da docência no âmbito da Alfabetização e Linguagem, como aspectos importantes para o sucesso escolar.


ESPECÍFICOS:

  
• Compreender melhor as questões relativas à operacionalização das teorias da aprendizagem: dificuldades de aprendizagem e suas e especificidades, inovações metodológicas, currículo por competência, processo de inclusão, dinâmicas e técnicas de ensino que favoreçam a interação, motivação, auto-estima e sucesso na aprendizagem.
• Orientar o desenvolvimento de estudos e o reconhecimento de experiências significativas nas áreas de Alfabetização e Linguagem, com enfoque direcionado para as questões da leitura e escrita na Educação Infantil,  Ensino Fundamental (1.ª fase) e Educação de Jovens a Adultos.


PÚBLICO ALVO:


• Profissionais da educação, professores licenciados, alfabetizadores,  especialmente pedagogos, psicólogos e demais interessados na aquisição de conhecimentos atualizados nos campos da alfabetização e da linguagem com ênfase para os processos de leitura e da escrita na primeira fase do ensino fundamental.


MATRIZ CURRICULAR

 

1. Seminário Interdisciplinar de Estudos: Alfabetização e Linguagem: Fundamentos e Práticas.
2. A sociolingüística como prática pedagógica
3. Gêneros textuais: Leitura, escrita e análise sociolingüística
4. Leitura e Escrita: Abordagem Psicopedagógica e Dificuldades de Aprendizagem.
5. Educação Inclusiva e LIBRAS.
6. Didática e Alfabetização: Planejamento de Ensino e Avaliação
7. Leitura e produção textual na perspectiva social e histórica
8. O Lúdico e a Literatura Infantil
9. O ambiente alfabetizador e os Materiais Didáticos
10. Laboratório de Ensino I - Práticas do Ensino de Ciências e Matemática
11. Laboratório de Ensino II - Práticas do Ensino de História e de Geografia
12. Laboratório de Ensino III – Práticas de Alfabetização e Letramento: Oralidade e Escrita
13. Alfabetização Digital
14. Pedagogia de Projetos como mediação didática
15. Metodologia da Pesquisa Científica
16. Relatos de Experiências e de Projetos de Intervenção
17.  Orientação de TCC

 

CARGA HORÁRIA: 380 horas distribuídas em 10 módulos.