Ciências da Educação

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Educação Inclusiva e Libras

OBJETIVO GERAL
 
- Promover uma reflexão crítica  sobre o papel do educador frente aos desafios contemporâneos, e com o entendimento de que o princípio democrático da inclusão somente se tornará real se for implementado um ensino libertador e comprometido com a qualidade, contribuindo para a geração de conhecimentos e a formação de pessoal qualificado, de modo que, mediante o ensino de LIBRAS seja visto no contexto da pedagogia da inclusão.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

- Contribuir para o desenvolvimento dr uma proposta pedagógica voltada para estudos em nível de  especialização, direcionada  a profissionais envolvidos com a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, fundamentada nos pressupostos teóricos e legais pertinentes;
- Especializar profissionais de diferentes áreas de conhecimentos, mediante o aprofundamento e articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva da forma de comunicação e expressão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, com ênfase no ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
- Refletir e debater sobre a questão da inclusão e das oportunidades  dirigidas a pessoa com necessidades especiais, tendo como estratégia a premissa de que todos têm direito nas suas diferenças, e que às pessoas surdas ou com deficiência auditiva têm,  ainda,  o pleno direito ao exercício da cidadania;
 
PÚBLICO-ALVO:

 
O Curso se destina para Professores e demais Profissionais formados em cursos de graduação que desejam aprofundar seus conhecimentos em educação especial, através de uma especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
 
 
 MATRIZ CURRICULAR 
 

DISCIPLINAS/CARGA HORÁRIA

 

1.    Seminário de Estudos e Práticas Interdisciplinares: Políticas de Saúde e Educação Inclusiva - 24 horas

2.    Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes auditivos - 24 horas

3.    Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes visuais - 24 horas

4.    Metodologia da Pesquisa Cientifica - 24 horas

5.    Didática e Inclusão - 24 horas

6.    Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes mentais - 24 horas

7.    Libras I – Fundamentos e Metodologia - 24 horas

8.    Libras II – Laboratório de Práticas do Ensino - 24 horas

9.    Libras II – Laboratório de Práticas do Ensino - 24 horas

10. Legislação e Políticas públicas em educação inclusiva - 12 horas

11. Relação de gêneros e sexualidade de pessoas com deficiência - 24 horas

12.  Currículo por Competência - Planejamento e Avaliação na educação inclusiva - 24 horas

13. Tecnologia Assistiva - 24 horas

14. Ética e  Bioética em Saúde - 12 horas

15. Projetos de Pesquisa e Intervenção - 24 horas

16. Seminário de Pesquisa I - 24 horas

17. Seminário de Pesquisa II (Orientação do TCC) - 40 horas

 
 
TOTAL DE CARGA HORÁRIA: 400 HORAS  -  16 MÓDULOS